Qualquer profissional, de qualquer área, deve primar por se manter atualizado sobre os assuntos e as matérias que dizem respeito à sua área de trabalho.
Esta atualização é importante não só porque, no mundo de hoje, tudo muda com muita rapidez e estão sempre a surgir novas ideias e novas formas de fazer as mesmas coisas, tornando os nossos procedimentos e saberes obsoletos em muito pouco tempo, mas também porque no ambiente competitivo em que muitas profissões se desenvolvem, poder apresentar diferentes opções, poder oferecer serviços diferenciados aos nossos clientes, estar sempre a par do que se faz de novo na nossa área, é a maneira de manter o nosso negócio vivo e com sucesso.
Assim, cada profissional, tenha mais ou menos experiência, mesmo que tenha acabado de realizar a sua formação para exercer uma profissão, não deve fechar-se sobre si próprio e concentrar-se unicamente no seu trabalho. É essencial manter o contacto com outros profissionais da mesma área, trocar ideias e experiências, e ir acompanhando dessa e de outras formas as evoluções e/ou alterações que vão acontecendo.
Naturalmente, as formações de atualização contribuem muito para o desenvolvimento dos conhecimentos e de novas técnicas ou procedimentos. E acrescentar novos saberes, na mesma área ou em áreas similares para se poder diversificar o tipo de trabalhos que se pode realizar, acresce vantagens que podem fazer a diferença em muitas ocasiões.
Pensamos particularmente na nossa área: a área da estética. Todos sabemos que há trabalhos dentro da estética que são (quase) sazonais: se no verão se fazem muitas (d)epilações, se arranjam muitos pés e se fazem muitos tratamentos de emagrecimento e anti celulite, por exemplo, no inverno pode ficar-se com um volume de trabalho bem mais reduzido… No entanto, as despesas dos espaços mantêm-se, por isso, as profissionais devem buscar alternativas para continuarem a faturar e assegurar a rentabilidade do seu negócio.
Essas alternativas podem passar por encontrar formas de atrair as clientes aos espaços, para continuarem a realizar no inverno os trabalhos que normalmente realizam só quase no verão, e neste caso ajudam as formações na área do marketing aplicado ao negócio ou as formações das próprias marcas de produtos que ajudam a encontrar as vantagens e os motes que atraem as clientes, ou então passam por se encontrar outro tipo de serviços que se podem oferecer ao cliente noutras épocas do ano. Por exemplo, no verão faz-se mais (d)epilação com cera, no inverno pode-se apostar mais na (d)epilação definitiva, que normalmente não é compatível com a exposição solar. Ou então, no verão as pessoas preocupam-se mais com o corpo e querem perder quilos e celulite para estarem em forma na praia, há que mentalizar essas pessoas que essa preparação tem que iniciar-se ainda no inverno, caso contrário será difícil atingir o objetivo; por outro lado, o inverno é ótimo para tratamentos de rosto, com produtos que não aconselham exposição ao sol.
Poder oferecer serviços diversificados, como a maquilhagem, a manicura em gel ou acrílico, a art nail, as extensões de pestanas e a técnica de threading que estão tão em voga, as massagens específicas ou os serviços de calista, é essencial hoje em dia e, por norma, esta aprendizagem não faz parte da formação de base da esteticista. Mais uma razão para que a aprendizagem nunca pare, pois na vida de uma esteticista cabe sempre mais uma técnica nova para embelezar as suas clientes!
Quer dar continuidade à sua aprendizagem? Consulte-nos em www.cen.pt.
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