O cabelo é a moldura do rosto. E toda a gente sabe que uma boa moldura, uma moldura adequada, valoriza muito a imagem, seja uma fotografia, uma pintura ou o seu rosto!
Por isso, tudo é importante no cabelo, para realçar as suas melhores características: a cor, a forma, o volume, o tamanho… E quem está mais habilitado para decidir sobre isso? O cabeleireiro, ou cabeleireira, claro.
Um bom profissional de cabelos, tem a visão necessária para avaliar um rosto, avaliar o cabelo que o envolve e orientar o seu cliente sobre a melhor opção de corte e cor, de maneira a obter aquele visual fantástico que faz com que a pessoa se sinta mais confiante e bonita. Um bom profissional consegue operar verdadeiras mudanças de visual, quando solicitado, e elevar a auto estima dos seus clientes.
No entanto, chegar a este conhecimento e a esta capacidade, exige estudo, treino, trabalho…
As profissões na área dos cabelos, tais como aquelas na área da estética, têm a sua formação regulamentada no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações e constituem uma possibilidade de carreira muito aliciante. Existem 3 vias possíveis: cabeleireiro de homem, cabeleireiro de senhora e cabeleireiro unissexo, todas com acesso ao respetivo certificado de aptidão profissional.
Citando apenas as áreas mais abrangentes, esta formação prevê a preparação prática em
– lavagem/secagem
– massagem do couro cabeludo
-cortes
– coloração e descoloração
– ondulações e desfrisagens
– brushing
– penteados e aplicações de perucas e postiços .
E, naturalmente, prepara os formandos também para saber organizar o seu espaço de trabalho, saber receber, atender e diagnosticar corretamente os seus clientes, aconselhando-os relativamente ao estilo mais adequado ao seu cabelo, aos cuidados a ter e aos cosméticos capilares a utilizar.
O trabalho do dia a dia é variado e multifacetado, as técnicas, produtos e tendências variam e evoluem constantemente, dando aos profissionais imensas oportunidades de crescimento. Os concursos nacionais e internacionais de corte e penteados, cada vez mais frequentes e a atrair mais profissionais que querem distinguir-se neste meio, e a possibilidade de colaboração com o mundo da moda, são alguns dos atrativos que podem fazer desta profissão uma carreira de glamour e experiências nas luzes da ribalta.
Além disso, e a acreditar no que divulgou mais uma vez em 2016 o site CareerCast, a profissão de cabeleireiro é uma das 10 profissões menos stressantes, pois cumpre algumas das condições essenciais para melhorar a nossa qualidade de vida: oferece uma boa média salarial e boas perspetivas de crescimento. É certo que o estudo foi feito com base em dados recolhidos nos EUA, mas não deixa de ser uma ideia a analisar.
Quer saber mais sobre como dar inicio a uma carreira assim?… procure orientação em www.cen.pt
Deixe o seu comentário