Já todos ouvimos falar sobre o impacto das primeiras impressões. Estudos na área da psicologia afirmam que o nosso cérebro precisa apenas de uns escassos segundos para formar uma opinião sobre alguém e que será essa a impressão que se vai impor ao longo do tempo. Para reforçar esta ideia, houve ainda quem acrescentasse a expressão, algo redundante, de que nunca teremos uma segunda oportunidade de deixar uma primeira impressão… É muita pressão!
É bem verdade que os nossos julgamentos sobre uma pessoa, dificilmente são alterados, ou pelo menos resistimos um pouco a alterá-los, mas é claro que, eventualmente, podemos alterar uma primeira impressão, sobrepondo-lhe uma segunda ou terceira impressão. O problema é que, em muitos casos, não damos, ou não nos dão, essa oportunidade de causar uma segunda impressão, quanto mais uma terceira.
Sendo que, hoje em dia, tudo se processa de uma forma tão rápida, e os estímulos e ofertas são múltiplos e nos chegam sob os mais diversos formatos, é essencial, é praticamente um requisito para o sucesso, ser capaz de causar uma boa impressão nos nossos interlocutores, seja no primeiro dia de escola, seja numa entrevista de emprego ou no primeiro dia de trabalho, seja quando se conhece uma pessoa especial ou quando estamos num local novo para nós; são todas situações em que causar uma boa primeira impressão vai contribuir positivamente para o desenrolar dos acontecimentos e o surgimento de novas oportunidades.
Convém salientar que o “fenómeno” da primeira impressão não se prende apenas com a aparência física; a primeira impressão forma-se também com base na atitude e comportamento que adotamos perante as situações.
E, adaptando estas ideias aos nossos negócios, perguntamos: até que ponto é importante, nos nossos espaços de trabalho, nos nossos gabinetes de estética, causar a melhor primeira impressão?
Sendo que, em algumas localidades, e mesmo em algumas ruas, existe mais do que uma profissional com portas abertas para receber os clientes, cada vez mais exigentes, ser capaz de cativar um cliente no exato momento em que ele entra na nossa porta, sim,é de máxima importância!
Assim, ter um espaço organizado, acolhedor, onde os aromas e os sons são suaves e agradáveis, e em que o cliente entra e sente, imediatamente, que chegou a um local onde poderá relaxar, quer se demore 30 minutos, quer faça um tratamento de 1 hora, é um bom princípio. Por outro lado, profissionais que se apresentam com o vestuário adequado ao seu trabalho e com um visual cuidado, tendem a projetar uma imagem positiva, a inspirar confiança. Uma farda imaculada, como se tivesse sido acabada de vestir, contribui muito para a tal primeira impressão. E no campo das atitudes e comportamentos, não há dúvida que a gentileza é fundamental, ajudando a vencer resistências e hesitações, pois todos gostam de ser tratados com simpatia. A atenção e empatia, o saber ouvir o cliente, sem se deixar distrair ou interromper por telefones ou outras solicitações, vai fazer com que a pessoa não sinta a sua importância diminuída, aumentando a sua sensação de bem-estar.
É bom lembrarmos que a competência de um profissional só poderá ser demonstrada e só é valorizada, após ter sido estabelecida a confiança, que é estimulada pela impressão que se causou e que dá a oportunidade de prosseguir com qualquer tipo relação.
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