Dentro da área dos cabelos, a coloração é um dos trabalhos mais desafiantes e que promete continuar a crescer, tanto em procura, como em soluções apresentadas. Porque cada cabelo pede uma cor própria e um cuidado especial.
Por uma questão de moda, porque se pretende usar a cor mais adequada às tendências do momento, ou por questão de necessidade, porque é preciso ir disfarçando aqueles cabelinhos brancos que a idade nos traz, a verdade é que, mais dia, menos dia, todas as mulheres procuram o seu cabeleireiro para dar uma nova vida ao seu cabelo. Poucas são aquelas corajosas que assumem o branco, sem preconceitos nem pudores.
A coloração, nas suas diversas opções (temporária, tom sobre tom ou permanente), funciona afinal como a maquilhagem, neste caso a maquilhagem do cabelo. E tal como a maquilhagem que se usa no rosto, ela vai servir para dar cor e brilho e para disfarçar “imperfeições”, em suma, para acrescentar beleza ao cabelo.
Por isso, as grandes marcas têm o desafio de procurar constantemente opções e soluções de coloração que cumpram esses objectivos sem prejudicar a saúde do cabelo e contribuindo igualmente para o sucesso do trabalho técnico do profissional de cabelos. A evolução das colorações para cabelos vem acompanhando não só as tendências, no que respeita às cores da moda, mas também as preocupações com a integridade dos fios de cabelo, pelo que se evolui de produtos com amoníaco para produtos de coloração sem amoníaco, e se está a assistir a uma tendência para a naturalidade com a introdução no mercado de colorações de origem vegetal e mesmo 100% vegetais. Esta tendência para a utilização de produtos naturais, que se verifica igualmente ao nível dos cosméticos para a pele, vai ganhando adeptos e vai de encontro não só à busca de produtos de tratamento capilar menos agressivos, mas também às preocupações ambientalistas, que abrangem inclusivamente o tipo de embalagens utilizadas, cada vez mais eco-friendly.
A variação na apresentação de produtos e nos seus efeitos vai sendo cada vez maior, com inovações ao nível da textura (em creme ou em gel) e modos de aplicação mais facilitada, permitindo efeitos rápidos ou de curta duração, para looks que se criam para momentos especiais, mas que podem ser removidos com apenas uma lavagem.
O cabeleireiro tem, por isso, que estar atento às tendências de cada estação, aos novos produtos que vão surgindo no mercado e a todas as formações que lhe possam ser facilitadas pelas marcas com que trabalha e pelas escolas da especialidade – porque a evolução tem que ser constante, para se oferecer o melhor serviço a cada cliente do salão. Ele deve, na verdade, ser um verdadeiro especialista em cabelos e a sua competência tem que ir para além da habilidade técnica para realizar um corte, aplicar uma coloração ou outro qualquer procedimento técnico; ele tem que atuar igualmente como o orientador e conselheiro dos seus clientes, no sentido de lhes proporcionar os melhores cuidados e contribuir para a beleza e modernidade do seu visual, no que respeita a cabelos.
Quer saber mais sobre cabelos ou atualizar os seus conhecimentos? Procure as Escolas CEN.
Deixe o seu comentário