Neste mundo tão competitivo da estética e dos cabelos, só os melhores chegam realmente a brilhar e atingem aquele nível de sucesso e reconhecimento tão ambicionado.
Para brilhar, é preciso, para além do dom natural – aquele com que muitos nascem e que faz com que só sejam realmente felizes a desempenhar aquela exata profissão, é preciso muito trabalho. Tal como em qualquer outra área, para se ser realmente bom naquilo que se faz, é necessário praticar muito e trabalhar, trabalhar, trabalhar…
Há, entretanto, algumas características que um profissional deve desenvolver e atividades em que deve participar, para poder rentabilizar e aumentar a qualidade do seu trabalho.
Em primeiro lugar, já o falámos aqui, é da máxima importância fazer a formação adequada e com a máxima exigência possível – ou seja, não fazer formação para se obter apenas um certificado ou diploma, mas para aprender efetivamente a desempenhar a profissão. Depois de feita a formação, deve-se fazer… mais formação! As atualizações, as formações nas novas tendências, de ambas as áreas, são obrigatórias. Todos sabemos que tanto a estética como os cabelos passam ao longo do ano por diversas fases, seguem as tendências da moda ano a ano e por isso há sempre muito a aprender, muito a descobrir, para se oferecer os melhores e mais recentes serviços aos clientes – que andam sempre à procura do “último grito”.
À parte da formação propriamente dita, temos também as feiras que se realizam no nosso país e em alguns outros países da Europa, que se destinam a reunir os profissionais da área, algumas delas até os profissionais de ambas as áreas, e levar ao seu conhecimento o que de mais recente se anda a fazer pelo mundo e comunicar novos produtos, equipamentos, técnicas, etc. Estas feiras trazem sempre um conhecimento extra e enriquecido aos profissionais, para além de darem, muitas vezes, a oportunidade de participação em workshops ou de adquirir produtos ou equipamentos com simpáticas promoções. Qualquer profissional que queira evoluir no seu métier, não pode deixar de visitar algumas destas feiras, que se realizam em Lisboa e Porto, por exemplo, e em Madrid, Barcelona, Paris, Milão… Sempre uma boa oportunidade para conhecer mais do que se faz fora do nosso país e viajar – o que é sempre agradável!
Relativamente a características a desenvolver, há algumas que são importantes, ou mesmo decisivas:
Humildade – o facto de se ser já um profissional da área de cabelos ou da área de estética, não significa que já se sabe e domina tudo na profissão. Quem acha que já não tem nada a aprender está mais sujeito a cometer erros! Reconhecer que não se sabe tudo, escutar os outros, pesquisar, trocar experiências com outros colegas de profissão, faz com que se absorva muito mais informação e se vá crescendo sempre mais dentro daquilo que se faz.
Dedicação – quer se esteja ainda a aprender, quer já se esteja a trabalhar, a dedicação é meio caminho andado para o sucesso. É importante aproveitar todas as oportunidades para trabalhar e praticar o que se está a aprender ou já se aprendeu, seja com parentes, vizinhos, amigos, clientes, porque é a prática que aperfeiçoa e ajuda a dominar a técnica.
Seriedade – o compromisso com os clientes implica seriedade, postura e respeito quer por si próprio quer pelos clientes.
Saber escutar – o cabeleireiro e a esteticista são como verdadeiros psicólogos, pois os clientes têm tendência para falar das suas vidas ou das suas preocupações, enquanto estão a ser tratados. A opinião do profissional, neste caso, nem sempre é o mais importante – o importante mesmo é escutar o que a pessoa diz e, se necessário, fazer um reforço positivo, animar o cliente. Esse reforço positivo vai fazer com que ele deseje voltar…
Sigilo – não há nada que mais destrua uma relação do que a quebra do sigilo. O que um cliente diz, não pode ser reproduzido em mais nenhum lugar.
Perfecionismo – a exigência consigo próprio, a procura da forma sempre mais correta de realizar cada trabalho, a correção de cada erro cometido, vai levar o profissional a ser cada dia melhor.
Imagem – apresentar sempre uma imagem impecável, usar, preferencialmente, um uniforme de acordo com as suas funções, cabelo arranjado, maquilhagem, é determinante para a impressão que vai causar no seu cliente – a sua imagem é a imagem da sua capacidade como profissional e do seu negócio.
Organização – um espaço bem organizado, iluminado, limpo e acolhedor, para receber o cliente, vai automaticamente fazê-lo sentir mais relaxado e deixar-lhe aquela impressão positiva que o fará querer voltar.
Poderíamos enunciar ainda muitas outras características a desenvolver, mas não queremos ser demasiado exaustivos! O certo é que cada profissional deve sempre estar atento e procurar a forma de fazer os seus clientes felizes, pois isso levará à sua fidelização – e são os clientes que comprovam o nosso sucesso, certo?
A prova disso, aliás, são as nossas escolas – os nossos alunos são efetivamente a medida do nosso sucesso! Se quiser fazer parte dele, procure-nos em www.cen.pt
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