A alimentação saudável e equilibrada, já todos sabemos, é essencial para o nosso bem-estar. Nós somos, de facto, aquilo que comemos.
Os alimentos que ingerimos influenciam o nosso peso, o nosso descanso, o nosso raciocínio, a nossa atividade física, a nossa pele, o nosso cabelo, as nossas unhas… Por isso, vale a pena analisarmos aquilo que comemos, eliminarmos do nosso menu aquilo que sabemos que nos faz mal e colocar no prato aquilo que sabemos que vai contribuir para a nossa saúde.
Ao nível da pele, nomeadamente, existem muitíssimos alimentos que promovem a sua saúde e beleza. Se queremos estar no nosso melhor e recorremos aos serviços de uma esteticista para cuidar da pele, devemos ter presente que, da mesma forma que ela sozinha não vai acabar com a nossa celulite (precisamos também de beber muita água e fazer exercício físico, por exemplo), não vai conseguir eliminar essas gordurinhas que teimam em acumular-se (se não eliminarmos nós também uma série de maus hábitos alimentares), o cuidado da pele também poderá beneficiar de alguma colaboração da nossa parte.
Para ajudarmos a profissional de estética a preservar a beleza da nossa pele, só temos de introduzir os nutrientes certos na nossa alimentação (para além dos cuidados externos com a higiene, hidratação e proteção…). Vamos mencionar apenas alguns dos mais simples e fáceis:
– Azeite
A vitamina E, os polifenóis e os fitoesteróis do azeite evitam o envelhecimento prematuro da pele.
– Cavala
Especialmente rica em vitamina B12, previne a híper pigmentação (pontos negros) e o vitiligo (manchas brancas)
– Cenoura
Para além de serem boas para os nossos olhos (sim, é verdade!), devido ao betacaroteno, que protege da degeneração ocular, as cenouras beneficiam o nosso organismo de muitas formas. Elas são uma fonte rica de vitamina A, que previne a formação de rugas, acne, a secura da pele, a pigmentação e manchas, e promove um tom regular.
– Chocolate preto
Contém antioxidantes e possui propriedades que ajudam a proteger a pele dos raios UV, que podem provocar queimaduras. Também ajuda a pele a reter humidade.
– Couve
Vegetal rico em vitamina C, betacaroteno, campferol e quercetina, ajuda a prevenir a perda de elasticidade da pele.
– Kiwi
Rico em ómega 3, também contém elevada quantidade de colagénio, que aumenta a elasticidade e brilho da pele.
– Morangos
As propriedades antioxidantes do ácido elágico, presente nos morangos e também nas framboesas e mirtilos, por exemplo, minimizam rugas, ao evitar a destruição do colagénio, e protegem dos raios UV.
– Nozes
Ricas em vitamina E, antioxidante natural, vitaminas do complexo B e ómega 3, compensam, em certa medida, a falta de peixe na alimentação, contribuindo para melhorar a condição da pele.
– Ostras
Fornecem zinco, mineral responsável pelo crescimento e funcionamento adequado das células da pele.
– Sementes de girassol
Ricas em vitamina E, que ajuda o corpo a combater inflamações na pele e a prevenir a acne.
– Vinho tinto
Os antioxidantes (polifenóis e resveratrol) presentes no vinho tinto absorvem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Não esquecer que tudo deve ser consumido com moderação, não devemos cair no exagero, mas as soluções para os problemas da pele estão mesmo na nossa mão e são bastante saborosas!
Deixe o seu comentário