Longe ficam os dias em que as esteticistas se formavam como aprendizes de outras profissionais (melhores ou piores…)! Desde essa altura que a profissão tem evoluído e com ela a formação!
Hoje em dia, a formação profissional reconhecida, em estética, passa pelos centros de formação com certificação da DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) e, no caso da qualificação (os diferentes tipos de formações que existem actualmente já foram abordadas neste blog a 9 de Fevereiro de 2016), pelo cumprimento dos referenciais de formação da ANQEP.
Também os referenciais de formação (de cumprimento obrigatório para escolas certificadas e, portanto, para a obtenção de Qualificação profissional equivalente aos níveis de qualificação europeus) têm evoluído e temos vindo a assistir à modificação e entrada em vigor de novos referenciais e profissões na área de estética:
Esteticista: Nível de qualificação 4
Manicura-Pedicura: Nível de qualificação 2
Assistente de Cuidados de Beleza: Nível de qualificação 2
Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar: Nível de qualificação 2
Destacamos o curso Esteticista como aquele que fornece a formação mais completa na área da estética – este assunto será analisado com maior pormenor em próximos posts.
Deixe o seu comentário