Cuidados de Inverno

By 0 , , , Link 0

A questão da hidratação da pele durante o período de inverno já foi aqui abordada, mas nunca é demais insistir, dado que tendemos a achar que só o verão e o tempo quente são capazes de ressecar a nossa pele e deixá-la desprotegida e danificada. A verdade é que o tempo frio também resseca a pele e, embora as zonas mais expostas, como o rosto e as mãos sejam as mais afetadas, o resto do corpo precisa igualmente de cuidados especiais nesta época.

As diferenças de temperatura, a fricção das roupas mais espessas e o facto de tomarmos banhos com a água mais quente faz com que a oleosidade natural da pele diminua e, por essa razão, a pele seca e chegam mesmo a formar-se zonas de descamação. Acresce o facto de que no inverno tendemos a beber menos água do que no tempo quente, o que constitui só por si um fator de desidratação. Por outro lado, o próprio organismo reage ao frio irrigando o sangue mais para os órgãos internos e deixando a pele mais desprotegida e incapaz de manter a sua hidratação.

Assim, é necessário ajudar a pele a recuperar dessas “agressões”, aplicando a seguir a cada banho um bom creme hidratante e nutritivo e insistindo sobretudo nas zonas mais secas, como os cotovelos, os joelhos e os pés.

As mãos, sendo uma das zonas mais expostas e sempre oscilando entre o frio e o quente, podem tornar-se ásperas e ganhar até pequenas feridas ou frieiras, pelo que carecem de uma atenção contínua: o creme hidratante para as mãos deve fazer parte dos acessórios que nos acompanham ao longo de todo o dia, para onde quer que se vá, pois deve ser aplicado com muita frequência. E à noite, se possível, massajar as mãos com óleo de amêndoas, vai deixá-las suaves e muito mais preparadas para enfrentar as agressões a que são expostas durante o dia.

O mesmo se pode dizer em relação aos lábios, que carecem igualmente de atenção contínua. A regra é nunca sair de casa sem os proteger com um bom batom ou creme labial hidratante, que se deve voltar a aplicar sempre que se sentem os lábios a ressecar.

Os cremes de rosto, para além de adequados à pele, devem também ser adequados às temperaturas que se enfrentam. Deve optar-se nesta altura por cremes que contribuam para a reposição dos lípidos da pele, sem deixar de considerar o fator de proteção solar, pois mesmo no Inverno o sol pode causar danos à nossa pele. Produtos ricos em manteiga de karité, glicerina, ceramidas, vitamina E, extrato de aveia, ureia, etc, são ideiais para ajudar a pele a manter o seu equilíbrio natural.

A BABOR é uma das marcas que tem esta preocupação com o tempo frio e desenvolve produtos específicos para esta época, contendo os ingredientes essenciais para aumentar a proteção da pele e reduzir o efeito de repuxamento e irritação, tão frequente nestas condições adversas. Saiba mais em www.babor.pt.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *