Benefícios da massagem desportiva

Aparentemente, há cada vez mais pessoas a praticar desporto. A preocupação com a saúde, com a forma física e o aspeto físico, tem levado a que muita gente procure fazer algum tipo de exercício, de uma forma mais ou menos regular, afim de manter o corpo mais ativo, saudável e com boa aparência. Quer se seja um praticante profissional, quer se pratique desporto apenas por gosto e beneficio pessoal, a massagem desportiva é o melhor meio para preparar os músculos antes do exercício e para promover a sua recuperação após a prática do desporto. Além disso, a massagem desportiva contribui mesmo para o aumento de rendimento do atleta ou de mero praticante.

Quando se submetem os músculos a um grande esforço ou tensão, é natural que eles respondam ao estímulo, mas é também muito natural que, posteriormente, eles acusem esse esforço, manifestando dor, sobretudo quando se começa a praticar a atividade física, ou quando esta se realiza com grandes intervalos de tempo entre uma sessão e outra. A realização de uma massagem vai preparar os músculos, aumentar a circulação sanguínea e ajudar a eliminar as toxinas e o ácido lático, que se formam na musculatura, devido ao exercício.

Poderia pensar-se que isso da massagem desportiva é apenas para os profissionais, que praticam aquele desporto de alta competição e, por isso, têm as suas equipas de apoio, que incluem, naturalmente, os massagistas… Mas, a técnica de massagem desportiva é igualmente importante para os amadores, até porque esses, pelo facto de não terem os músculos tão treinados, vão beneficiar grandemente da preparação muscular que a massagem proporciona, assim como do efeito de relaxamento e reparação. A massagem vai atuar sobre as dores musculares, sobre as dores provocadas por lesões e, quando feita antes, prevenir essas lesões.

Esta técnica de massagem engloba um conjunto de técnicas de manipulação músculo-esqueléticas, níveis de pressão, mobilizações e alongamentos, que vão incidir em zonas corporais relevantes para a atividade física que se pratica, sendo, portanto, importante adequar essas técnicas à modalidade do atleta.

Resumindo, a massagem desportiva tem múltiplos benefícios, entre os quais:

– Preparar os músculos para a prática do exercício

– Aumentar a circulação sanguínea

– Melhorar a mobilidade articular

– Eliminar as toxinas que se formam nos músculos na sequência do exercício

– Prevenir e tratar lesões dos músculos e tendões, evitando que se tornem crónicas

– Tonificar o tecido muscular

– Estimular a produção de adrenalina

– Aliviar a tensão dos músculos e as dores após o treino

– Reduzir o cansaço

– Aumentar o rendimento dos atletas

Vantagens de dominar esta técnica de massagem?

– Aumentar a sua carteira de clientes

– Diversificar as suas áreas de atuação

– Criar novas oportunidades de negócio!

Contacte o CEN, para saber mais.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *