Conheça melhor a sua pele

By 0 , , , , Link 0

Fala-se muito na pele, nomeadamente neste nosso blog, mas nem sempre se tem consciência da sua importância e das suas diversas funções. Além de que, nem todos têm a consciência de que a pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano: num individuo adulto, de estatura média, por exemplo, ela poderá medir cerca de 2m2 e pesar por volta dos 5kg.

Pode dizer-se que a pele, ou, na linguagem da anatomia: a cútis, é constituída por 2 camadas: a epiderme e a derme, seguidas de uma terceira, a hipoderme, que não fazendo já parte da pele, está estreitamente ligada a ela.

A epiderme é a camada superficial, onde residem diversos tipos de células (com as suas variadas funções, relacionadas com a imunidade e protecção do organismo, nomradamente) e pode ter espessura (ou profundidade) diferente, dependendo da zona do corpo – nas zonas sujeitas a maior atrito, como sejam as palmas das mãos e dos pés, a epiderme constitui uma camada mais grossa.

A derme é um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. Aqui residem o colagénio e a elastina, de que tanto ouvimos falar,  e outros elementos da matriz extracelular, como proteínas estruturais, glicosaminoglicanos, íons e água de solvatação. É também a este nível que se situam os vasos sanguíneos que nutrem a epiderme, os vasos linfáticos e os nervos e órgãos sensoriais a eles associados

A hipoderme é constituída por tecido adiposo, que protege o corpo do frio, serve de reservatório energético, protege os órgãos internos e absorve as pressões a que a pele é submetida (daí ser mais espessa em determinadas zonas, para melhor exercer essas funções), além de modelar a superfície corporal.

Ao servir de revestimento ao corpo, a pele constitui um órgão um pouco mais complexo do que possa parecer, exercendo um papel importante aos mais diversos níveis:

– Em primeiro lugar ela tem como função proteger o organismo das ameaças físicas externas, como a invasão por parasitas, o atrito ou fricção e as radiações solares UV (o bronzeado da pele não é mais do que o resultado da reação da pele a estas radiações, que se defende através da produção de melanina).

– Tem uma função imunitária, dado que contém um determinado número de células que recolhem moléculas estranhas ao organismo, consideradas possíveis invasoras, e as conduzem ao sistema linfático para serem destruídas ou eliminadas naturalmente.

– Exerce uma importante função metabólica, porque é na pele que se produz a vitamina D (numa reacção que depende da luz solar), a qual é essencial para o metabolismo do cálcio e, logo, para a saúde dos ossos.

– Tem a função de regular a temperatura corporal: os vasos sanguíneos subcutâneos contraem-se com o frio e dilatam-se com o calor, para, dessa forma, controlarem a temperatura.

– Protege o organismo da desidratação; sendo o corpo composto principalmente por água, a pele protege-o da evaporação e, consequentemente, da desidratação.

– É um órgão sensorial; o sentido do tato é percepcionado através da pele. Apresentando inúmeras terminações nervosas, algumas delas com outros órgãos, tem a capacidade de detetar sinais que transmitem temperatura, movimento, dor, etc.

Com todas estas responsabilidades a pesarem sobre este órgão sempre tão exposto a tantas agressões, já se percebe porque é importante proteger a pele e preservar a sua saúde, proporcionando-lhe o cuidado e o mimo que ela merece.

A marca de cosmética profissional ANDREA VALOMO possui nas suas gamas de produtos todos os cuidados e soluções para manter a sua pele sempre bonita e em forma.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *