Aprenda a respirar e tenha uma vida melhor

A respiração é uma função comandada pelo sistema nervoso, que se executa automaticamente e na qual nem pensamos. O ato de respirar marca o inicio da nossa vida e o fim dela, mas isso não quer dizer que todos sabemos respirar!

Na verdade, muitos de nós respiram mal, ou não sabem respirar em determinadas circunstâncias (ao fazer exercício físico ou algum tipo de esforço, por exemplo). Aprender a respirar corretamente e adquirir hábitos para respirar melhor, pode melhorar a nossa vida e torná-la bem mais equilibrada e saudável.

Desde pequenos aprendemos que a respiração consiste em puxar o ar para dentro dos pulmões (inspirar) e voltar a soltá-lo (expirar). Esse ar deve ser inspirado pelo nariz (preferivelmente) ou pela boca, passa pela traqueia, vai até aos brônquios e daí até aos alvéolos, enchendo os pulmões de ar. O objectivo é extrair do ar o oxigénio que necessitamos, o qual será distribuído pelo sangue para todo o organismo, precisamente a partir dos pulmões. Ao expirar, pela boca (preferencialmente, também), libertamos o dióxido de carbono, que, entretanto, absorvemos e do qual não necessitamos.

A inspiração pelo nariz é preferível por razões bem importantes: para além de permitir a extração e absorção de mais oxigénio, o nosso nariz funciona como um filtro natural que vai impedir a entrada de vírus e bactérias, que poluem o ar que respiramos, no nosso organismo. A boca não pode de forma alguma executar esta função, levando a que, muitas pessoas que respiram essencialmente pela boca, estejam mais sujeitas a contrair doenças e alergias provocadas pela poluição do ar.

Isto é aquilo que aprendemos na escola e que faz parte do nosso conhecimento comum.

O que nem toda a gente tem noção, por outro lado, é que a respiração tem também uma função muito importante no desempenho físico, no controlo da ansiedade e do stress, na saúde da pele e até no emagrecimento.

Explicação? É fácil: a respiração correta, aumenta a oxigenação das células e dos tecidos do nosso organismo, elimina as toxinas e torna, assim, o corpo mais saudável.

Havendo uma maior oxigenação dos tecidos (algo de que a literatura cosmética tanto fala), a pele fica mais saudável, mais luminosa, mantendo-se, portanto, com um aspeto jovem durante mais tempo. Acrescente-se ainda que, uma respiração tranquila, induz um sono tranquilo, o que vai refletir-se também no aspeto do rosto.

Esse sono tranquilo vai ainda ajudar a libertar a leptina, a hormona que participa na regulação do apetite, e a respiração correta e completa vai produzir um efeito de massagem dos órgãos internos, nomeadamente aqueles responsáveis pela digestão, tornando o processo mais eficiente e, dessa forma, ajudando no controlo do peso.

Por outro lado, está provado que a respiração atua sobre o sistema nervoso, que controla as reacções do organismo em situações de alerta (libertando substâncias que alteram a temperatura do corpo e a pressão arterial), bem como no retorno ao estado normal – muitos médicos aconselham exercícios respiratórios para combater a hipertensão, o stress e a ansiedade. Além disso, da mesma forma que aquilo que sentimos se reflecte no nosso ritmo respiratório, também a forma como respiramos (inspiramos e expiramos) pode usar-se para induzir um estado de maior calma.

A melhor forma de controlar a ansiedade, a falta de ar decorrente de um estado nervoso, ou mesmo um ataque de pânico, é respirando correta e profundamente. E aqui entra a respiração pelo diafragma, ou respiração abdominal. O diafragma é um músculo localizado logo abaixo dos pulmões, cujo movimento natural leva à expansão dos pulmões, permitindo a entrada de ar, e a empurrá-los, de seguida, impulsionando o ar para fora. Para conseguir uma boa respiração devemos concentrar-nos nesse músculo, inspirando profundamente pelo nariz para encher a parte inferior dos pulmões e inchando a barriga (não o peito, que não deve alterar-se) e depois a parte superior dos pulmões. Quando a barriga não puder inchar mais, segurar o ar, contando até 3 e, de seguida, começar a soltar o ar lentamente, contraindo os músculos abdominais (é este movimento da barriga que produz a massagem nos órgãos internos).  Pode ainda fazer esse exercício tapando alternadamente as narinas, para inspirar e para expirar.

Assim se respira correta e profundamente. Repetir este procedimento, de forma consciente e concentrada, aumentando gradualmente o tempo de inspiração e expiração, vai produzir um relaxamento geral do corpo, aumentar o aporte de oxigénio a todo o organismo, incluindo ao cérebro, o que permitirá um melhor funcionamento geral, com o restauro da tranquilidade e a redução dos níveis de ansiedade.

Reeduque a sua forma de respirar (existem muitos exercícios respiratórios e dicas de como executar correctamente a respiração, disponíveis na internet) e melhore a sua qualidade de vida!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *