Cosmecêuticos – a fusão entre cosméticos e fármacos

Muitas marcas de cosméticos estão a desenvolver, há já algum tempo, linhas específicas de produtos cosmecêuticos. Este tipo de produtos, apesar de serem de aplicação tópica e manterem os seus objetivos maioritariamente estéticos, são compostos por substâncias ativas de elevada concentração, muito especificas, que exercem uma ação profunda no tecido cutâneo. Esta ação dos cosmecêuticos pode trazer benefícios tanto ao nível do equilíbrio da pele, como no tratamento de problemas específicos. Por outro lado, os cosmecêuticos representam soluções alternativas aos tratamentos médico-estéticos, com opções muito menos invasivas.

Pode dizer-se que os cosmecêuticos realizam ações cosméticas muito mais ativas, mais eficazes, conseguindo resultados equivalentes a alguns fármacos, mas sem agredirem a pele e proporcionando-lhe, por outro lado, os nutrientes que ela necessita para se tornar mais bonita e mais saudável.

Para conseguir este tipo de produtos foi necessário que alguns laboratórios cosméticos e laboratórios farmacêuticos trabalhassem em conjunto, na pesquisa de princípios ativos altamente eficazes, de ingredientes de última geração, e no desenvolvimento de fórmulas com as concentrações ideais, normalmente elevadas, desses ativos, para obter os resultados desejados.

Por estas razões, a utilização deste tipo de produtos por parte do público em geral, deve sempre ser feita de forma orientada – é de extrema importância que, tal como acontece com a aplicação de um fármaco, a aplicação de um cosmecêutico seja sujeita a uma prescrição adequada, por alguém que tenha um conhecimento profundo da pele e das substâncias que compõem os produtos, para aconselhar, após uma análise cuidada de cada caso, o produto certo. Só assim se atingirão, em menor tempo de tratamento, os resultados pretendidos e se evitarão reações adversas por parte da pele.

A marca Andrea Valomo acaba de apresentar ao mercado uma linha totalmente remodelada, que se enquadra dentro desta filosofia médico-estética, que já vinha desenvolvendo há alguns anos e que inclui soluções para problemas específicos de rosto e corpo: hipercromias, rugas, flacidez, acne, sensibilidade, estrias e celulite.

Estas soluções apresentam-se sob a forma de neurocosmecêuticos, que exercem uma ação anti idade e uma ação sensorial (ou seja atuam simultaneamente na pele e no sistema nervoso) e sob a forma de peelings químicos, com uma seleção combinada de ácidos, que melhoram as características fisiológicas e mecânicas da pele, atuando em profundidade e promovendo a regeneração celular e uma maior produção de colagénio e elastina.

Quer saber mais?… Visite o nosso site ou consulte uma esteticista ANDREA VALOMO.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *