Sabe o que é a fangoterapia?

Hoje vamos falar sobre mais uma técnica que herdámos dos nossos antepassados longínquos e que aproveita o que a natureza nos dá, para obter benefícios tanto do ponto de vista estético como do ponto de vista terapêutico ou medicinal: a fangoterapia.

A fangoterapia é, como o nome indica, a terapia, ou tratamento, realizada com fangos, uma palavra italiana que significa lama. Neste caso, e para este tipo de utilização, os fangos são lamas de origem marinha ou de nascentes de águas termais, ou lamas de origem vulcânica.

Existem evidências de que já no antigo Egito este tipo de terapia era usada, sendo por vezes as lamas enriquecidas com alguma planta medicinal, para tratar dores musculares e inflamações.

Precisamente devido às suas origens, estas lamas são ricas em minerais e substâncias orgânicas, que não só lhes conferem cores características (branco, verde, amarelo, castanho ou negro), como também diferentes funções terapêuticas – em função dos minerais ou substâncias orgânicas que possuem e da concentração dessas substâncias.

Atualmente, a fangoterapia é uma técnica a que recorrem muito os profissionais em ambiente de SPA.

Os fangos podem ser aplicados de diversas formas: frios, quentes, com vapor, por todo o corpo ou apenas em zonas específicas, de acordo com o que se quer tratar e com os objetivos pretendidos. Os seus efeitos são múltiplos: remineralizam, tonificam, regeneram, purificam e estimulam o organismo, ao mesmo tempo que acalmam e relaxam o corpo e o espirito. Ao nível da pele, eles podem funcionar sobre a diminuição das rugas e linhas de expressão, mas a nível mais interno, eles podem também atuar facilitando a drenagem linfática, absorvendo gorduras e combatendo a celulite. Tudo depende do tipo de fangos, da sua origem e da sua composição específica.

A nível terapêutico, os fangos produzem efeitos como anti-inflamatórios e também podem melhorar os sintomas de osteoartrite dos joelhos. Em tratamentos de fisioterapia é comum adicionar-se parafina aos fangos (obtendo assim os chamados parafangos), a qual vai facilitar o seu aquecimento e conferir-lhes características plásticas, para melhor aproveitamento naquele tipo de tratamentos.

Naturalmente, e tal como acontece com muitas outras substâncias, a sua utilização e aplicação deve ser vigiada e orientada por profissionais, e ser realizada apenas após uma avaliação prévia das condições físicas da pessoa, pois devido à sua riqueza mineral e às alterações e reacções que podem provocar no organismo, os fangos poderão ter contra-indicações, nomeadamente no caso de pessoas que sofram de doenças cardiovasculares ou renais.

Ficou curiosa?… A marca BABOR tem disponível este tipo de tratamentos, saiba mais e desfrute!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *