A importância dos hobbies

By 0 , , , , Link 0

A palavra hobby (plural hobbies), de origem inglesa, tem o significado de “atividade praticada nos tempos livrespassatempo”, conforme aparece referenciada nos dicionários (infopédia, Dicionários Porto Editora, 2003-2017).

Este tipo de atividades, que podem incluir atividades físicas, como o desporto, artes, artesanato, colecionismo e, na verdade, tudo aquilo que possamos fazer nos nossos tempos livres, ou paralelamente à nossa atividade profissional, são por norma aquelas atividades que nos dão prazer realizar e que promovem a nossa satisfação pessoal, sendo que se acredita que são igualmente promotoras da saúde e longevidade.

Nesta altura, em que muitos voltam das suas férias e encaram mais um ano de trabalho, faz-se muitas vezes um balanço e consideram-se opções para tornar o nosso dia-a-dia mais proveitoso e agradável, para aumentar a nossa produtividade no trabalho e para aumentar os nossos níveis de satisfação no trabalho e fora dele. Essa pode ser uma boa maneira de prolongar aquele bem-estar que sentimos nos períodos de férias!

O fato de uma pessoa se dedicar a uma qualquer atividade nos tempos livres, ou até a mais do que uma, poderá permitir que se desenvolvam competências e talentos que não se tem oportunidade de desenvolver numa atividade principal, os quais vão contribuir para a valorização pessoal, para o aumento da auto-estima e até, quem sabe, para algum retorno financeiro. Os hobbies ajudam as pessoas a desconetar-se dos problemas durante algum tempo, reencontrando o equilíbrio mental, que lhes permitirá, muitas vezes, abordar esses mesmos problemas, posteriormente, de forma mais positiva.

Sabe-se que a falta de motivação no dia-a-dia e a inatividade funcionam como fontes de frustração, que pode, por sua vez, conduzir a sintomas de depressão e ansiedade. Quando se chega à idade da reforma, por exemplo, o fato de se ter um hobby que pode ocupar o tempo livre com que se fica, é de extrema importância. Sendo que as pessoas chegam hoje em dia a idades mais avançadas, ainda com saúde e capacidade para fazer coisas, manter o cérebro e o corpo ativos vai prolongar a saúde corporal e mental – as atividades físicas atuam na musculatura, tal como as atividades cerebrais atuam na saúde mental e ambos produzem resultados a nível psicológico.

Realizar uma qualquer atividade por prazer, seja na área dos trabalhos manuais, na área da dança, da música ou das artes em geral, na área do desporto, cozinha, colecionismo, ou até cuidando ou ajudando idosos ou crianças, entre tantas outras atividades que se podem desenvolver, dá alegria à vida, gera saúde e bem-estar e, consequentemente, torna-nos mais belos 🙂

Por isso, procure algo que goste de fazer, escolha um hobby, dedique-se a ele com afinco e goze da melhor maneira os seus tempos livres, pois dessa forma, esse ano de trabalho que tem pela frente vai parecer-lhe bem mais atraente!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *