Água – um bem essencial ao nosso corpo

By 0 , , , Link 0

A água é um nutriente essencial do nosso corpo, correspondendo a cerca de 75% da sua constituição e sendo determinante para o seu bom funcionamento. Dado que todas as reacções químicas do organismo necessitam de água, ela é essencial para o metabolismo humano.

Beber água ajuda a regular a temperatura corporal, melhora o funcionamento do intestino e dos rins, facilita a digestão e a circulação sanguínea, diminui o inchaço, melhora a qualidade da nossa pele e ajuda a perder peso. Por isso, todos os dias devemos ingerir uma quantidade suficiente para que os nossos órgãos consigam um desempenho correto das suas funções.

A quantidade “suficiente” ou ideal a ingerir, no entanto, varia de pessoa para pessoa. Regra geral, diz-se que um adulto deve ingerir entre 1,5l a 2l por dia, mas a verdade é que essa quantidade varia de acordo com o peso de cada pessoa, com o seu estilo de vida (uma pessoa com um estilo de vida mais sedentário não precisará de ingerir tanta água como uma pessoa com um estilo de vida mais ativa, ou uma pessoa que pratique desporto ou exerça alguma atividade física), varia de acordo com a estação do ano (no tempo quente, perde-se muita água através do suor e é preciso repô-la) e, naturalmente, varia também com a idade e estado de saúde dos indivíduos – doenças como a insuficiência cardíaca e alguns tipos de insuficiência renal, hepática e outras, exigem contenção no consumo de água.

Tirando estes casos de situações clínicas adversas, em que as pessoas já estarão devidamente alertadas pelo seu médico, é importante, de facto, que o nosso consumo de água se faça de forma regular e que não se substitua a água por sumos ou outras bebidas – a água deve beber-se na sua forma natural.

Neste tempo mais quente, em que nos expomos mais ao sol e ao calor, em que praticamos também mais atividades ao ar livre, e em que, consequentemente, perdemos mais líquidos (nomeadamente através da própria pele) devemos adequar o consumo de líquidos e não permitir que o corpo chegue a estados de desidratação. Sendo a sede o primeiro sinal de desidratação, é necessário consumir líquidos ainda antes de ter sede. E devemos ter especial atenção a crianças e idosos, garantindo que se mantêm também devidamente hidratados.

Em suma, beba água – a água é a melhor bebida do mundo!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *