Aparelhos UV – são ou não um risco para a sua saúde?

Recentemente surgiram notícias que alertavam para os riscos associados à exposição à luz UV dos aparelhos utilizados para polimerização do gel, aquando da sua aplicação nas clientes.

Gerou alguma preocupação nas clientes habituais, e também colocou em alerta as estilistas de unhas, pois colocaria em risco o seu próprio trabalho. As lâmpadas UV utilizadas em gabinete passaram a ser comparadas com as que são utilizadas em solários, cujos riscos já são bem conhecidos do público em geral. O que a maioria das pessoas desconhece é que nos solários estamos expostos, no mínimo a 1000w, enquanto um aparelho UV, tem em média 36w.

Para confirmar ou declinar esta hipótese vários cientistas fizeram estudos relacionados com o risco para a pele, associado à exposição aos raios UVA emitidos pelas lâmpadas UV e LED.

Um dos estudos mais exaustivos foi levado a cabo pelo Dr. Robert Sayre, especialista na área. Foram testados vários tipos de aparelhos com luz UV e LED, e a melhor das hipóteses ficou confirmada: é perfeitamente seguro usar este tipo de lâmpada para polimerizar o gel.

Este estudo indica que a radiação emitida é ainda mais suave e segura que a exposição solar diária. Indica também que a maioria das mulheres que usam unhas artificiais, estão expostas cerca de 10 minutos, duas vezes por mês, o que corresponde a 0,5% da exposição solar recomendada por mês.

Todo este estudo não invalida a utilização recomendada de protetor solar com FPS 50, em qualquer situação.

Para as clientes mais céticas, aconselhe a aplicação de acrílico. Poderá realizar todo o processo sem utilizar uma fonte de luz UV e termina com qualquer receio que ainda possa restar.

Para finalizar, fica ainda a recomendação: todos os produtos e aparelhos devem ser adquiridos em marcas que cumpram todos os requisitos legais, e cujos equipamentos tenham sido aprovados para comercialização na Europa.

A Perfect Nails Portugal tem ao seu dispor as mais seguras e recentes tecnologias em termos de aparatologia, com design muito atrativo e que reduz a menos de metade o tempo médio de uma aplicação de unhas artificiais.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *