Os cuidados com a pele masculina

A pele dos homens, tal como a das mulheres, necessita de cuidados específicos para se manter saudável e com bom aspeto. Embora possa parecer mais resistente, porque tem de facto características diferentes, a pele dos homens tem necessidades e sensibilidades específicas que não devem ser descuradas.

O que confere a estrutura ou composição diferente à pele masculina é precisamente a Testosterona, a hormona masculina, responsável por um maior estímulo das glândulas sebáceas o que, logo à partida, vai conferir uma maior oleosidade à pele, mais espessura e diferentes comportamentos em termos de envelhecimento.

Nesta sequência, pode dizer-se que a pele masculina é cerca de 20% a 30% mais espessa do que a pele feminina, tendo a sua camada córnea perto de 20% mais de camadas. Além disso, ela contém mais colagénio do que a pele feminina, com a vantagem de as suas fibras formarem uma espécie de rede (ao contrário do colagénio na pele das mulheres, que se constitui em fibras paralelas), o que lhe dá uma consistência mais firme e elástica. Conta ainda com a vantagem de ter uma maior capacidade para reter a água e ter mais vasos sanguíneos, o que melhora o aporte de oxigénio.

Todas estas condições levam a que o envelhecimento da pele masculina se dê de forma distinta do envelhecimento na pele feminina, ocorrendo normalmente mais tarde – no entanto, uma vez iniciado o processo, ele pode ser rápido e os seus sinais bastante profundos. O facto de existir mais oleosidade e de os poros da pele masculina serem também maiores, vai por seu lado, induzir uma maior tendência para acumulação de impurezas e surgimento da acne.

No caso dos homens é preciso não esquecer que, no que se refere à pele do rosto especificamente, ela está sujeita a uma agressão e stress constantes, em muitos casos diária: o barbear. Este ato de barbear vai remover a camada superior das células, o que torna a pele sensível aos fatores externos. É normal a pele barbeada desenvolver irritação, vermelhidão e descamação, porque o ato em si pode provocar microtraumas cutâneos, tornando a pele sensível e vulnerável à ação das bactérias, o que pode ser agravado com o uso de produtos de barbear ou pós barba mais alcalinos e, logo, mais agressivos.

Por isso se recomenda cuidado no barbear e o uso de produtos adequados ao tipo de pele de cada homem, com ingredientes antibacterianos e que proporcionem uma lubrificação suficiente para ajudar as lâminas a deslizar suavemente sobre a pele. Além disso, o uso de lâminas limpas e bem afiadas, que não causem um atrito desnecessário na pele, é muito importante. Fazer deslizar a lâmina no sentido do pelo, vai também ajudar a evitar esses atritos.

Os produtos hidratantes ou anti envelhecimento para homem devem possuir uma textura ligeira e produtos oleosos devem ser sempre evitados, sobretudo quando usados na zona do rosto onde se situa a barba. O ideal é optar por produtos em gel, gel creme ou fluidos (séruns).

E não se pense que por se usar a barba mais longa, como é agora tão comum, vai evitar os cuidados com a pele. É verdade que os pelos do rosto poderão proteger de algumas agressões externas, como a exposição ao sol ou a poluição, mas os cuidados do rosto continuam a ser necessários. Uma barba mal cuidada pode alterar o equilíbrio do rosto e dificultar a limpeza adequada, pelo que se deve manter a higienização e hidratação, de forma a manter a pele protegida e saudável.

A BABOR dispõe de uma linha de produtos pensados especificamente para homem, com todos os ingredientes e texturas que eles mais necessitam e apreciam.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *