O renascimento das barbearias

Nos dias de hoje, já não são só as mulheres que valorizam o seu aspecto exterior.

Longe vão os tempos em que os homens eram de “barba rija”, num sentido muito pouco simpático.

De facto, actualmente a classe masculina gosta de tratar de si mesma, apostando no cuidado cada vez mais frequente com a sua aparência . Assim, um número crescente de homens, independentemente da faixa etária, procuram profissionais credenciados a quem entregam a responsabilidade de uma mudança de visual, ou apenas de uma manutenção diária dos cuidados com o cabelo e com a barba.

Por outro lado, a influência dos media, das celebridades,  de estrelas do mundo futebol e do show business tem sido determinante na escolha dos cortes preferidos, principalmente entre os jovens.

Esta mudança no paradigma, relativamente à preocupação com a imagem masculina levou a que a profissão de barbeiro crescesse de uma forma impressionante. Ser barbeiro, representa, neste momento, uma carreira em ascensão, com elevada taxa de empregabilidade e oportunidades de evolução profissional constantes.

A par disso, ou por causa disso, as barbearias, que durante uns tempos estiveram prestes a cair no esquecimento, ganham agora uma nova vida, entram nos roteiros mais modernos de locais a visitar e tornam-se espaços especiais, exclusivos para homens, onde se pode encontrar muito mais do que o atendimento clássico de uma barbearia. Nas zonas mais in das cidades, surgem espaços recheados de originalidade, espaços onde a decoração recorre a temas variados e distintos do trabalho que ali se desenvolve, espaços com influência vintage, espaços onde se pode beber umas cervejas enquanto se espera e se socializa, espaços que convivem com a oferta de outros serviços ou objetos, como alfaitarias e sapatarias, ou mesmo artesanato nacional.

Desta forma, o CEN, sempre atento às tendências do mercado e às necessidades do público formando,  apresenta uma formação modular  que pretende fornecer a todos os interessados por esta área, as ferramentas indispensáveis para  um exercício autónomo e dinâmico da profissão. Guiados por formadores detentores das mais variadas técnicas, os formandos sairão do Cen com a certeza de um futuro profissional mais seguro e realizados com a escolha que fizeram.

Saiba mais em www.cen.pt.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *