Celulite – de onde é que ela vem?!

A celulite é um problema que nos assombra e persegue. A nós, que somos mais de 90% das mulheres! Os homens, neste caso, representam uma percentagem muito baixa, por comparação, dado que geneticamente têm menos propensão para serem afectados por este efeito “casca de laranja”.

A celulite, ou lipodistrofia ginóide, como é conhecida no ramo da medicina, é algo a que poucas mulheres conseguem escapar e aparece tendencialmente mais à medida que a idade avança. Embora esta “anomalia” seja causada pela formação, ou deformação, das bolsas de gordura por baixo da derme (o que leva às irregularidades visíveis, que se assemelham à casca da laranja), a verdade é que ela não aparece exclusivamente nas mulheres mais gordinhas – as mulheres magras também sofrem de celulite! Isto porque tudo se inicia com um processo natural de o organismo armazenar a gordura superficial. Algumas das nossas células (os adipócitos) têm precisamente a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessário.

Embora possa surgir nos braços e barriga, as suas zonas privilegiadas são as coxas e as nádegas. Nestas zonas, os músculos são mais fortes do que noutras partes do corpo e são eles que, ao serem contraídos, puxam a pele, sob a qual estão armazenadas as ditas bolsas de gordura, formando assim os “furinhos” característicos da celulite.

As causas para o aparecimento da celulite são variadas, e ainda nem todas muito claras, mas há algumas que são dadas como inevitáveis, nomeadamente:

  • Hereditariedade e genética – a tendência para a formação da celulite é genética e vai passando de geração em geração: se a mãe tem celulite, a filha dificilmente  não terá. Por outro lado, a genética dita também que as mulheres caucasianas terão mais celulite do que as mulheres de raça negra e que as mulheres latinas têm mais tendência para acumular celulite nas pernas, enquanto as nórdicas a acumulam sobretudo no abdómen.
  • Alterações hormonais e circulatórias – produzem acumulação de líquidos e proteínas nas células de gordura , levando, por sua vez, à alteração da textura do tecido subcutâneo e, mais tarde ou mais cedo, às irregularidades à superfície da pele. Esta é também a razão pela qual a celulite começa a aparecer nas mulheres quando entram na puberdade, altura em que se iniciam grandes alterações hormonais, e aumenta com a gravidez, por exemplo.

De acordo com o que se vem observando, a celulite poderá demorar anos a formar-se, mas uma vez instalada, tende a agravar-se até ao ponto de se tornar um estado irreversível. Por isso ela é classificada desde o grau I ao grau III, conforme a sua gravidade, sendo o grau I o seu estado inicial e o grau III aquele em que ocorre já inflamação e dor local. Assim, ela deve ser combatida desde cedo, atacando-se aqueles factores, que não sendo genéticos, podem ser, de facto, combatidos.

Aqui ficam os nossos conselhos para começar, desde já, a prevenir ou combater esta inestética inimiga:

– Dado que a obesidade tende a piorar a celulite, é importante controlar o peso, através da alimentação e do exercício físico.

– Queimar calorias e evitar a acumulação de gorduras é essencial. Uma alimentação equilibrada e rica em legumes, com a inclusão de pão, massas e cereais integrais, ricos em fibras para ajudar o intestino a funcionar melhor, refeições frequentes e mais ligeiras, vão ajudar a equilibrar peso e gordura.

– Evitar o sal na sua alimentação, o sal aumenta a retenção de líquidos no organismo.

– Beber água é obrigatório; a água é necessária para o normal funcionamento do nosso corpo e estimula a função renal e a eliminação de toxinas. Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

– Não fumar; para além dos já muito conhecidos malefícios do tabaco, ele também dificulta a circulação sanguínea, aumenta a retenção de toxinas e dificulta a oxigenação dos tecidos.

– O stress conduz inevitavelmente ao desequilíbrio do organismo, pelo que deve também cuidar do seu lado emocional.

Para melhorar o aspeto da celulite, além da adoção de hábitos de vida saudáveis, podemos ainda recorrer aos tratamentos estéticos, que podem incluir o recurso a aparelhos específicos, massagem (a massagem de drenagem é extremamente eficaz no combate à celulite) e os cosméticos que podem ser usados em gabinete ou em casa, com substâncias que ajudam a “quebrar” a gordura e suavizam a superfície da pele – estes são aliados preciosos.

Conheça as nossas opções em www.andreavalomo.com.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *