Biossegurança em estética

A biossegurança, que também podemos chamar de higiene e segurança, compreende um conjunto de acções que visam proteger os trabalhadores, minimizando os riscos inerentes à sua atividade laboral, ao mesmo tempo que se protegem, no caso da estética, por exemplo, os clientes envolvidos nessa actividade.

Quando vamos a um salão de beleza ou gabinete de estética, de alguma forma, vamos com o intuito de relaxar, usufruir de um serviço que nos vai deixar mais satisfeitos com a nossa imagem e ambicionamos gozar de uns momentos de descontração.

Por isso devemos confiar as nossas mãos, os nossos pés, o nosso cabelo, em suma: o nosso corpo, a profissionais que exerçam a sua actividade com conhecimento, profissionalismo e responsabilidade.

Nestes espaços, entra-se em contacto com pessoas que podem ser portadoras de doenças contagiosas e que podem, por esse motivo,  afetar tanto a saúde dos profissionais que aí trabalham como a de outros clientes.

De acordo com a Constituição da nossa Republica, todos têm o direito à proteção da saúde e o dever de a defender e promover. Ao estado compete assegurar a prestação do trabalho em condições de higiene e segurança, daí haver um controlo dos bens de consumo (cosméticos, produtos de higiene pessoal, etc) e da prestação de serviços direta ou indiretamente relacionados com a saúde, como os serviços nos institutos de beleza. Às entidades, de todos os ramos, compete organizar os serviços de segurança e implementar as medidas necessárias e obrigatórias para a prevenção dos riscos dos trabalhadores. Além disso, a entidade patronal deve também informar os seus trabalhadores sobre as medidas a aplicar na proteção da sua saúde e segurança e sobre a prevenção de riscos no seu posto de trabalho, enquanto os próprios trabalhadores têm a obrigação de colaborar com a entidade patronal na concretização dessas medidas.

No caso dos profissionais da área da estética e da beleza, eles devem fazer uso dos meios de proteção individual durante os procedimentos de manicura, pedicura, depilação, limpezas de pele, corte de cabelo, aplicação de produtos químicos e outros e devem proceder à desinfeção de todos os instrumentos que utilizam nessas tarefas, recorrendo a produtos e procedimentos adequados. A utilização de luvas adequadas para evitar a exposição cutânea (precedida de uma boa higiene das mãos), a remoção de anéis ou adornos, antes de se proceder aos diversos trabalhos, é de extrema importância. Por isso, não devemos surpreender-nos nem olhar com desconfiança um profissional que faz uso destes meios.

Os procedimentos de limpeza e/ou esterilização dos utensílios e instrumentos que entrem em contaco direto com os clientes são obrigatórios. No caso dos têxteis, estes devem ser lavados a uma temperatura superior a 90º. A limpeza e desinfeção do próprio ambiente de trabalho devem ser feitos diariamente. E além destes, outros procedimentos estão a ser seguidos, mesmo quando nós não estamos a olhar!

É preciso não esquecer que a prevenção é sempre o melhor tratamento.

O cumprimento destes procedimentos, seja em pequenos espaços de estética ou cabeleireiro, seja nos grandes salões ou institutos, servem não só para cumprir a lei, mas também para nos oferecer a nós clientes a garantia de que a nossa saúde está protegida e cultivar aquele vinculo de confiança que nos fará voltar, porque sabemos que ali estamos seguros.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *